STC realiza curso de Boas Práticas de Governança Corporativa para a Diretoria e Administração da Caema

13/09/2024

Na última semana, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) realizou o curso “Boas Práticas de Governança Corporativa para Estatais”, no auditório da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). 

“A STC tem buscado atender as solicitações das outras secretarias e órgãos estaduais que demandam capacitação de seus servidores com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços públicos ofertados aos cidadãos maranhenses. Contamos com uma equipe de instrutores altamente qualificada, que preparou um treinamento voltado às necessidades da Caema. Trabalhar a governança é garantir que a entidade atue de forma ética, responsável e transparente, agregando valor para a sociedade. Parabenizo o Presidente Marcos Aurélio e toda a diretoria e cúpula administrativa da Caema pela participação”, destacou o secretário Raul Cancian Mochel. 

O objetivo principal do evento foi capacitar administradores e conselheiros da CAEMA para a criação e manutenção de um ambiente de gestão transparente, ético e eficiente, que fortaleça a internalização de boas práticas e contribua para um maior retorno à sociedade das ações realizadas pela companhia.

Durante os três dias, foram abordados temas de suma importância para a capacitação de gestores como Ética, Compliance, Gestão de Riscos, Responsabilização Administrativa na Lei Anticorrupção e Lei de Acesso à Informação.

Os responsáveis por ministrar o curso foram os assessores da Corregedoria Geral do Estado, Gabriela Freitas Maia Alves, Hugo Augusto Brandão dos Santos, Reinaldo Araújo Magalhães Dantas Junior e Lucas da Costa Ribeiro Filho; e a assessora da Ouvidoria Geral do Estado, Ariella Damasceno Faro. 

O corregedor-geral do Estado, Daniel Barros, foi o responsável por fazer o encerramento do curso e ressaltou a importância da capacitação contínua para os servidores estaduais, tanto da Administração Direta quanto da Indireta. 

“Foi um curso que montamos especificamente pra Caema. Tínhamos em nossa grade alguns cursos equivalentes, mas, ainda assim, não voltados especificamente para estatais. Em vista da afinidade da matéria com o controle interno e da solicitação da Caema, desenvolvemos o curso voltado para os diretores e conselheiros da estatal, que, certamente trará bons frutos pra instituição, colaborando para uma gestão mais moderna e transparente”, afirmou Barros.