STC participa pela 1ª vez da Caravana Federativa e leva serviços essenciais para o fortalecimento do Controle Social

Acessar fotos
27/11/2023

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) esteve presente na 5ª edição Caravana Federativa, realizada nos dias 23 e 24 de novembro no Ceprama, na capital maranhense. A Caravana Federativa é promovida pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, em parceria com o Governo do Estado, e desempenha um papel considerado crucial em facilitar a comunicação entre os municípios e o governo federal.

Na cerimônia de abertura, com presença do governador Carlos Brandão e do ministro da Relações Institucionais, Alexandre Padilha, entre outras autoridades, o auditor-geral do Estado, Paulo Bello, representou o secretário de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel, que cumpre agenda fora do estado.

O evento é uma ação do governo federal que tem o objetivo de atender às demandas dos municípios brasileiros, ampliando o acesso aos diversos serviços oferecidos pela União. Representantes de mais de 30 ministérios e outros órgãos debateram com gestores públicos, prefeitos e equipes técnicas iniciativas que visam alavancar o desenvolvimento do estado.

Durante os dois dias, a equipe da STC esteve em um estande exclusivo,  explicando algumas ações da pasta e tirando as dúvidas do público, principalmente acerca do Portal de Transparência, da Ouvidoria e Auditoria Geral do Estado.

“A participação da STC neste evento reforça ainda mais o caráter municipalista na gestão do governador Carlos Brandão à frente do nosso Estado. É sempre uma grande oportunidade poder aproximar as ações da STC dos maranhenses e detalhar o que temos feito para melhorar ainda mais a transparência no Maranhão”, afirmou o secretário Raul Cancian Mochel.

Os anúncios realizados durante o encerramento da Caravana Federativa coroam a ação do Governo Federal, que tem como principal objetivo aproximar as gestões públicas para levar programas e serviços federais a todos os brasileiros. Milhares de atendimentos foram realizados pela equipe federal durante os dois de trabalho no Maranhão, que é o quinto estado do país a receber a Caravana.

O governador Carlos Brandão voltou a destacar a disposição do Governo Federal em apoio aos estados e municípios. “Somando tudo são quase 40 órgãos federais aqui, 350 pessoas que se deslocaram de Brasília, em uma decisão do presidente Lula, para destravar o dinheiro de convênios paralisados para transformar em obras, em geração de emprego e renda, e acima de tudo em benefício para a população”, destacou.