STC participa de reunião para realização da Assembleia Geral da RedeLAI

20/08/2024

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) participou da reunião virtual da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI), na última quarta-feira (14), como membro pleno para a preparatória da Assembleia Geral, representada pelo secretário-adjunto de Transparência, Steferson Lima. 

As principais pautas discutidas foram as atualizações sobre o arranjo da Rede e novas adesões; além da apresentação e compartilhamento da proposta de Regimento Interno da RedeLAI para análise e contribuições. Por fim, foi apresentada a pauta da 1ª Assembleia Geral da RedeLAI, agendada para o dia 17 de setembro de 2024.

“A reunião marca o início de uma nova fase para os órgãos responsáveis pelo cumprimento da Lei de Acesso à Informação, um conjunto de ações de compartilhamento de conhecimento, de ferramentas e processos, além de troca de experiências sem dúvidas trarão melhorias para todos os membros. As expectativas são muito positivas, principalmente pela crescente demanda por acesso tanto por meio das ferramentas de transparência quanto pelos canais de ouvidoria”, explicou Lima.

“A STC aderiu à RedeLAI e se tornou membro pleno desde a sua criação. Em razão da relevância do tema, temos participado ativamente das reuniões e do desenvolvimento das ações futuras da rede. Um dos objetivos desta gestão é compartilhar informações e debater com os outros órgãos de controle do Brasil, sempre aproveitando a experiência e conhecendo as boas práticas administrativas. Muitos projetos já implantados na STC são frutos dessa relação institucional com os outros entes da federação, o que é primordial pra que possamos otimizar a aplicação dos recursos públicos”, afirmou o secretário Raul Cancian Mochel.

SOBRE A REDELAI

A RedeLAI foi lançada em maio de 2024, durante o Seminário Internacional de Acesso à Informação, em Brasília, com o objetivo de fomentar nacionalmente o acesso à informação por meio de um ambiente colaborativo formado por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.