STC participa de reunião de planejamento do Programa Maranhão 2050

Acessar fotos
5/10/2022

Na tarde da última terça-feira (04), a Secretaria de Transparência e Controle (STC) participou da reunião estratégica sobre o programa “Maranhão 2050” realizada no auditório da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan). No encontro, tratou-se sobre o Modelo Conceitual de Planejamento do Estado, que é o primeiro produto que compõe o programa, em busca de um diagnóstico do atual estágio do sistema de planejamento e uma proposição de melhorias.

Representando a STC, o secretário adjunto de Transparência, Steferson Lima, apresentou os principais gargalos do sistema de planejamento da Secretaria encontrados em sua gestão, bem como demonstrou e sugeriu uma série ações que podem ser implantadas para melhorar a estratégia da Secretaria de Transparência e Controle para os próximos anos.

Ainda dentro do escopo da STC, o ouvidor-geral Daniel Barros respondeu aos questionamentos feitos pela Consultoria Macroplan, responsável pela elaboração do “Plano de Longo Prazo Maranhão 2050” que foram sobre os principais desafios, principais avanços e como a Ouvidoria-Geral do Estado pode contribuir para fortalecer o plano. 

“A reunião foi muito importante para que a gente pudesse apresentar à Seplan todos os problemas e dificuldades que temos enfrentado, bem como os avanços que temos feito, além de ouvir as sugestões e também o que pensam as outras Secretarias”, afirmou Barros. “A ideia de pensar o Maranhão nos próximos anos e deixar um legado além das gestões é essencial para o crescimento do Estado”.

Após as apresentações, houve uma roda de conversas com cada um dos participantes expondo dificuldades e avanços de suas respectivas pastas e sugerindo algumas melhorias para o planejamento do Estado como um todo. 

MA 2050

Lançado no dia 27 de maio de 2022 pelo governador Carlos Brandão, o Plano Estratégico de Longo Prazo faz parte do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), que é uma linha de crédito condicional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aos estados e ao Distrito Federal para financiamentos de projetos de melhoria da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial dos estados brasileiros. A coordenação do Profisco no Maranhão está a cargo do secretário da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves. 

A primeira versão do Plano deverá ser entregue em 2023, após mobilização dos diversos setores da sociedade maranhense por meio de audiências públicas, ferramentas digitais de consulta à população e de divulgação dos avanços registrados, que serão publicizados pelo governo do Estado.