STC participa de eventos nacionais de controle interno

Acessar fotos
1/10/2024

O secretário de Estado de Transparência e Controle (STC), Raul Cancian Mochel, e o corregedor-geral do Estado, Daniel Barros, representaram a STC no XX Encontro Nacional de Controle Interno e na 51ª Reunião Técnica de Conselho Nacional do Controle Interno (Conaci), realizados em Recife. 

“É sempre um aprendizado poder ouvir especialistas falarem sobre temas de grande importância relacionados ao controle interno. A aplicação de conceitos e técnicas modernas e eficientes na STC é um dos nossos objetivos. Seguimos em busca das melhores práticas para o nosso Estado, participando de palestras e de diálogos com gestores de outras unidades da Federação, sempre com a finalidade de prestarmos um serviço público eficiente e de qualidade aos cidadãos maranhenses”, afirmou Mochel.

Os eventos foram promovidos pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), órgão que congrega 69 controladorias brasileiras, incluindo a Controladoria-Geral da União (CGU). 

No Encontro Nacional foram discutidas as melhores práticas e estratégias para promover uma gestão pública eficiente e transparente.

Com o tema “Inovação e Sustentabilidade Aplicadas ao Controle Interno”, o evento teve como público-alvo os controladores brasileiros, especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil e abordou, dentre outros temas, a utilização da inteligência artificial e os seus impactos na sociedade. O encontro foi marcado pelas ideias centrais de transformação, compromisso social e benefício coletivo. A perspectiva esteve presente desde as reflexões sobre os impactos que os avanços da tecnologia e da inteligência artificial têm sobre a sociedade, passando pela emergência de uma política de controle interno e auditoria de políticas públicas que tenham como meta a consolidação do seu papel como instrumento fundamental para a construção de uma sociedade justa.

Além do Encontro, a delegação da STC também participou da 51ª RTC que contribuiu imensamente para o fortalecimento do controle interno por intermédio da apresentação de boas práticas e da aprovação de enunciados relativos à nova lei de licitações, à lei de acesso à informação e à lei anticorrupção. Destaca-se, ainda, a participação do Corregedor Daniel Barros na Câmara Técnica da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

“Muito importantes as participações no Encontro Nacional e nas Câmaras técnicas, na medida em que, de um lado, podemos nos atualizar sobre temas relacionados ao controle como um todo; e, de outro, podemos dar seguimento ao plano de ação aprovado pelo Conselho, amadurecendo discussões sobre a LGPD em reuniões anteriores, definindo diretrizes para as próximas e realizando entregas de produtos, como o recém finalizado Guia de Segurança da Informação na LGPD”, concluiu Barros.