STC mobiliza órgãos e entidades para envio de dados pertinentes ao Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE) 2022

13/04/2022

A Secretaria de Transparência e Controle (STC) mobilizou 13 órgãos e entidades do Governo do Maranhão para prestação das informações necessárias à avaliação do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE) 2022, referente ao exercício financeiro de 2021. Promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), a avaliação pretende verificar a adequação de procedimentos no desenvolvimento de serviços públicos a fim de apontar possíveis melhorias.

"A análise de tais indicadores é fundamental para avaliar a efetividade da gestão estadual. Agir com efetividade é, ao mesmo tempo, ser eficiente e eficaz, alcançando os objetivos propostos com o orçamento que se tem disponível, ou seja, fazer mais, gastando menos", afirmou o secretário de Estado de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel.

O Índice é composto por sete dimensões da execução do orçamento público: planejamento, gestão fiscal, educação, saúde, segurança pública, meio ambiente e desenvolvimento econômico. As 13 pastas acionadas pela Transparência possuem atuação diretamente relacionada a um ou mais desses indicadores.

As informações e os resultados da apuração do IEGE servem de base para a emissão de parecer do TCE-MA sobre as contas anuais do governador do Estado, além de permitirem a construção de série histórica para acompanhamento da efetividade da gestão estadual ao longo do tempo.