STC inaugura auditório em homenagem a primeira auditora do Estado

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) inaugurou, na manhã desta segunda-feira (30), o auditório localizado em sua sede. O local foi batizado de auditório Isabel Almeida Ferreira Rêgo, em homenagem à primeira auditora mulher do Estado do Maranhão, que foi empossada em 1969.
O espaço era um sonho desde que a STC fixou sede no Edifício Nagib Haickel, e será utilizado para a realização de cursos, treinamentos, reuniões e eventos internos da Secretaria.
“Sempre houve o desejo de transformar esse espaço, que era um depósito de processo, em um auditório. E foi exatamente isso que fizemos logo que assumimos: montamos uma equipe para analisar os processos que estavam aqui e realocá-los. E o resultado foi esse que estamos vendo, um auditório para ser muito bem aproveitado por todos nós, para cursos e treinamentos da Corregedoria-Geral do Estado, os treinamentos promovidos pela Auditoria Geral também serão feitos aqui, bem como todos os eventos internos organizados pela equipe da STC”, afirmou Raul Cancian Mochel, secretário de Transparência e Controle.
Por fim, o secretário agradeceu a presença de todas autoridades, e prestou uma homenagem a toda equipe da STC envolvida no processo de inauguração do auditório.
Participaram da solenidade o Vice-Governador, Felipe Camarão, o Presidente do Iprev, Guilberth Garcês, e o Secretário Adjunto de Tecnologia da Informação, Leandro Costa, além de familiares da homenageada e de servidores e servidoras da STC.
“Estou muito feliz de participar dessa inauguração e quero parabenizar a todos da STC, em especial ao secretário Raul Cancian Mochel pelo espaço. Além disso, é muito bonito ver essa homenagem a Dona Isabel. Ao mesmo tempo que a gente homenageia uma mulher, ela foi a primeira. Hoje pode ter várias mulheres auditoras, mas sempre a primeira é a mais difícil. Ainda mais na época que foi em 1969. E agora ela está eternizada neste auditório, pois toda vez que alguém passar aqui terá curiosidade de saber quem ela foi", concluiu o vice-governador Felipe Camarão.
A HOMENAGEADA
Isabel Almeida Ferreira Rêgo nasceu em 16 de setembro de 1926 e faleceu em 15 de novembro de 1973, formou-se em contabilidade e biblioteconomia e foi auditora do Estado do Maranhão no período entre 1969 e 1973.
Além do trabalho na Auditoria Geral do Estado, também foi Contadora Geral do Estado; professora de Contabilidade Pública na Escola Centro Caixeral, Academia do Comércio e Colégio São Luís; e auditora geral da Fundação Universidade do Maranhão, hoje UFMA.
"É uma homenagem justíssima, para uma pessoa que viveu com dignidade tamanha e prestou serviços para o Governo do Maranhão. Dona Belinha era uma pessoa exemplar. Estou muito feliz e satisfeito com essa homenagem", afirmou Paulo Belo, auditor-geral do Estado.