STC conclui primeiro curso sobre Planos e Programas de Integridade

14/11/2023

Na manhã desta terça-feira (14), a Secretaria de Transparência e Controle (STC) finalizou o primeiro “Curso de Formulação de Programas e Planos de Integridade no Setor Público”. A capacitação, realizada por meio da Corregedoria Geral do Estado (Coge) em parceria com a Escola de Governo do Estado do Maranhão (EGMA), foi ministrada nos dias 13 e 14 de novembro no auditório da STC. 

O curso contou com a participação de 40 servidores de diversas secretarias e entidades do Poder Executivo Estadual e buscou contemplar o que prega o Decreto nº 38.074/2023, que institui a Política de Promoção à Integridade no âmbito do Poder Executivo do Estado do Maranhão, e determina que todas secretarias/entidades devem ter um núcleo de integridade e seu representante deverá participar da capacitação. 

O secretário Raul Cancian Mochel ressaltou a importância do treinamento, bem como a adesão das secretarias para que o curso seja bem sucedido em seu objetivo. 

“O treinamento é de extrema importância para o setor público, pois aborda questões relacionadas à integridade, ética e conformidade, aspectos fundamentais para o bom funcionamento das organizações governamentais. Além disso, gostaria de parabenizar todos que se inscreveram e participaram deste curso essencial para a melhoria da gestão”, afirmou Mochel. 

O curso teve como objetivo principal apresentar aos agentes públicos do Poder Executivo Estadual uma visão especializada sobre a implementação e gestão eficaz de Programas e Planos de Integridade e foi ministrado pelo assessor da Coge, Hugo Augusto Brandão dos Santos.

Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer modelos de documentos práticos para aplicar em suas respectivas organizações públicas. O que de certo modo facilita ainda mais a implementação de medidas concretas e condução de ações voltadas para a integridade. 

“Seguiremos acreditando que a promoção da integridade é essencial no combate a vícios, fraudes e atos de corrupção, a fim de proporcionarmos uma Administração Pública cada vez mais transparente e eficiente”, completou Mochel.