STC apresenta painel no Blockchain Rio Festival

A Secretaria de Transparência e Controle (STC) marcou presença no Blockchain Rio Festival, realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro. O evento reuniu cerva de 300 palestrantes especialistas no presente e no futuro da inovação financeira e tecnológica.
Na oportunidade, a assessora jurídica da STC, Nísia Seguins, que também integra o Comitê Executivo da Rede Blockchain Brasil, apresentou um painel com o tema “Administração Direta na Rede Blockchain Brasil: motivações e expectativas”.
O tema em questão abordou a importância da STC em ser a primeira secretaria estadual do Poder Executivo do Brasil a fazer parte da RBB, explicitando todos os passos percorridos para essa adesão, incluindo o que motivou e as expectativas em fazer parte da Rede.
“É sempre um prazer fazer parte de um evento dessa grandeza e também poder falar sobre a experiência da STC em aderir a RBB como pioneira entre as secretarias do Poder Executivo. Ressalto ainda que a nossa principal motivação é fazer parte de uma rede com outras instituições do Governo para desenvolvermos projetos para aplicação da tecnologia blockchain na Administração Pública”, afirmou Seguins.
O secretário de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel, ressaltou a importância de participar de um evento do porte do Blockchain Festival, bem como o pioneirismo da STC em ingressar na Rede Blockchain Brasil. “ A participação da STC no Blockchain Rio chancela o processo de transformação digital pelo qual vem passando o Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão. Além de apoiar, acredito que a tecnologia blockchain pode solucionar questões que envolvem o grande volume de dados com os quais o governo precisa lidar, que, muitas vezes, incluem informações sigilosas dos cidadãos e que precisam receber o tratamento adequado antes de serem disponibilizadas no portal da transparência”, ressaltou Mochel.
Durante todos os dias do evento, os participantes tiveram experiências imersivas, atrações, rodas de conversa, workshops, exposições e ativações que integram tecnologia, educação, sustentabilidade, cultura e entretenimento. Integração que também permite ao público um networking qualificado, parcerias entre startups, investidores e empresas interessadas no ecossistema global de tecnologia, inovação e negócios, segundo a avaliação da produção.