São Luís sedia 46ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a Controladoria Geral do Município, sediou a 46ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) nos dias 19 e 20 de junho, no Hotel Luzeiros, em São Luís.
As RTCs são realizadas três vezes ao ano, em cidades dos estados que integram o Conselho Nacional, em forma de rodízio, com o objetivo de definir as diretrizes de atuação do Conaci, bem como avaliar temas específicos, temáticas e outros assuntos inerentes às atividades de planejamento do Encontro Nacional de Controle Interno.
A abertura do evento contou com a presença do anfitrião, Secretário de Estado de Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel - na oportunidade também representando o governador Carlos Brandão; do Secretário Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos; da diretora da Escola de Governo do Maranhão, Leuzinete Pereira da Silva; do prefeito de São Luís, Eduardo Braide; da vice-prefeito de São Luís, Esmênia Miranda; do presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), Sandro Montenegro; do Controlador-Geral do Município, Sérgio Mota; do secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe; além da diretoria do Conaci, presidente Rodrigo Fontenelle e o 2º vice-presidente, Edmar Camata.
No 1º dia, os membros do conselho e seus assessores participaram de um treinamento em liderança, com a professora Maria Elisa Moreira. Fomentar uma mudança de cultura focada na boa performance tem sido uma prioridade pro Conaci, como explicou Débora Severino, auditora interna na Controladoria-Geral de Minas Gerais e secretária-executiva do Conaci: “O curso superou as expectativas, afinal, estamos buscando promover uma mudança de cultura e quando você tenta promover uma mudança, existem resistências naturais, então, é muito bacana que as pessoas entendam o propósito e percebam a qualidade do que a gente está querendo entregar. A ideia é que iniciemos essa caminhada para fazer essa mudança no controle interno, para um processo de liderança mais humanizada e efetiva.”
O 1º dia ainda contou com um jantar cultural, com a apresentação do Boi Barrica, Cacuriá de Dona Teté e Lo Celso e banda.
Para o secretário Raul Cancian Mochel, o evento é importantíssimo para o aprimoramento e fortalecimento do controle interno dentro do Maranhão. “ As RTCs nos permitem ter contato com novas práticas de outros estados, e muitos dos avanços que temos implementado no Estado, é proveniente desse aprendizado e troca de conhecimento. Está sendo uma honra além de recebê-los, poder mostrar também a nossa rica cultura”, finalizou.
No 2º dia, diversos produtos que visam promover ganhos à sociedade foram lançados, como o livro "Mulheres no Controle: Tópicos de Controle Interno sob o Olhar das Mulheres", o Diagnóstico do Nível de Estruturação das Unidades Centrais de Controle Interno dos Municípios no Brasil, em parceria com o Banco Mundial, e as traduções dos manuais do PEMPAL.
A Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte expôs o painel "Análise de Banco de dados como ferramenta estratégica para a auditoria".
Além do ciclo de palestras, as Câmaras Técnicas da Lei Anticorrupção, IA-CM e Lei Geral de Proteção de Dados também estiveram reunidas.
Muitas entregas e discussões importantes foram compartilhadas com a sociedade. Mais detalhes do evento, é só acessar o youtube do Conaci TV.