Novos Ouvidor e Corregedor-Geral são apresentados na STC

Na última quinzena de fevereiro, a Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) confirmou a posse do novos corregedor-geral e ouvidor-geral do Estado, que darão continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado pelos seus antecessores. Daniel Barros assumiu a Corregedoria Geral do Estado (Coge), enquanto Raimundo Oliveira Filho passou a responder pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
O secretário Raul Cancian Mochel aproveitou para dar das as boas-vindas na última sexta-feira (1º) e ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado pela STC dentro das duas unidades de atuação programáticas.
“Fico feliz em ter o Raimundo Oliveira como nosso ouvidor-geral. É uma pessoa que conheço desde que ingressei no Tribunal de Contas do Estado e tem muito prestígio e experiência, o que lhe permitirá realizar um grande trabalho à frente da Ouvidoria”, afirmou Mochel. “Do mesmo modo, acredito que o Daniel Barros vai exercer com brilhantismo o trabalho dentro da Corregedoria Geral, assim como foi realizado quando estava comandando a Ouvidoria aqui na nossa gestão”.
"Trabalhar na Ouvidoria Geral foi um prazer imenso. Intermediar a comunicação entre o cidadão e o poder público, além de promover a transparência pública por meio da gestão dos serviços de informação ao cidadão são atividades importantíssimas e fico muito honrado por ter podido exercê-las. Um ciclo se fechou e outro se abriu. E agora é agradecer a confiança que foi depositada em mim e enfrentar os novos desafios na Corregedoria. Promoção de correições, capacitações, desenvolvimento de novas políticas públicas, são desafios que fazem parte dessa nova função e estou ansioso por enfrentá-los", enfatizou Barros.
“Estou orgulhoso de ter sido indicado pelo governador Carlos Brandão ao cargo. Durante meu período no TCE, exerci diversas funções, mas nunca fui Ouvidor e, por conta disso, estou vivenciando uma experiência nova e estou na expectativa de realizar um trabalho à altura da posição”, concluiu Oliveira.
Conheça o novo ouvidor-geral
O novo Ouvidor-geral do Estado, Raimundo Oliveira Filho, é natural de Caxias (MA), bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Maranhão (STC), foi Presidente do Instituto de Previdência e Assistência do Município de São Luís (IPAM); Secretário Adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (Sefaz); e Conselheiro do Tribunal de Contas de Estado de Maranhão (TCE/MA), cargo que exerceu até dezembro de 2023, quando se aposentou após 37 anos de trabalho na Corte.
Conheça o corregedor-geral
Daniel Barros e Silva Ramos, novo Corregedor-geral do Estado, é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e mestrando em Políticas Públicas pela UFMA. Atuou como chefe da Assessoria Jurídica na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de ser advogado, também foi Ouvidor-Geral do Estado e coordenador da Rede Estadual de Ouvidorias do Maranhão (Redoma), cargo que exercia até fevereiro de 2024.