Equipe da STC palestra sobre transparência pública para servidores da Seduc

20/10/2022

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) foi convidada pelo projeto “Vez e Voz aos Servidores da Seduc” para participar do Seminário online sobre Transparência Pública e Lei de Acesso à Informação realizado na última quinta-feira (20). O projeto é de iniciativa da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), com o objetivo de promover a participação dos servidores da gestão central, para a melhoria no atendimento do serviço público, por meio de uma escuta ativa dos servidores da pasta.

Na ocasião, o secretário-adjunto de Transparência, Steferson Lima, explicou um pouco mais sobre a Transparência Pública e seus principais aspectos aos participantes do seminário. 

Um dos principais pontos abordados foi o Portal da Transparência do Estado que vem obtendo resultados positivos nos últimos anos, atingindo nota máxima nas últimas avaliações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) e também pela Transparência Internacional. 

Por sua vez, o ouvidor-geral do Estado, Daniel Barros, foi responsável por apresentar a Lei de Acesso à Informação, seus conceitos, impactos e peculiaridades.

Acredito que essa iniciativa da Seduc é muito válida, pois está aproximando os servidores da Educação dos conceitos de Transparência Pública e de Acesso à Informação. Quanto mais pessoas dentro da administração pública alcançarem este conhecimento, mais rápido os resultados vão ser atingidos”, afirmou Barros.