Equipe da STC conhece práticas sustentáveis do TJMA

Acessar fotos
16/12/2022

Representantes da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) reuniram-se com a equipe do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), para conhecer as ações sustentáveis implantadas pelo órgão. 

Atualmente, o TJMA tem se tornado modelo em gestão organizacional sustentável e a STC busca uma parceria para implantar algumas destas ações no âmbito do Poder Executivo Estadual. 

O secretário Raul Cancian Mochel, acompanhado da secretária adjunta de Administração e Finanças, Danielle França, da gestora de atividade meio, Taís Pereira, e da supervisora administrativa, Vanessa Araújo, encontrou-se com o presidente do Núcleo Socioambiental, desembargador Jorge Rachid, e a supervisora de planejamento do Núcleo, Hayla Vanessa Castelo Branco.

Rachid expôs os principais avanços no âmbito do Judiciário maranhense. Dentre eles, a eliminação da compra de copos plásticos descartáveis e a bem-sucedida substituição destes por itens com critérios de sustentabilidade (copos biodegradáveis, canecas e xícaras de fibra de bambu), e o projeto Gestão de Resíduos que, de 2016 a outubro de 2022, destinou corretamente 417 toneladas de resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal). 

Os representantes da STC conheceram melhor a campanha Destralhe, projeto desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental, que fomenta a reflexão sobre o uso de bens e materiais e possibilita a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Por meio da iniciativa, magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) realizam uma força-tarefa para destinar de forma ambientalmente correta materiais de expediente ou uso permanente que não estão sendo utilizados e/ou sejam inservíveis.

“Fiquei muito feliz em ver que o Tribunal de Justiça se tornou um modelo em ações sustentáveis. Quero parabenizar, de maneira especial, o desembargador Jorge Rachid, pela dedicação com que desenvolve o projeto e pela paixão na defesa do meio ambiente. Esse encontro foi muito inspirador e nos motivou ainda mais a implantar as boas práticas socioambientais no Poder Executivo”, afirmou Mochel.