STC e EGMA capacitam servidores em boas práticas de Governança Corporativa para Estatais

Nos dias 25 a 29 de agosto, o auditório da Secretaria de Transparência e Controle (STC) se tornou palco de uma importante capacitação: o curso de “Boas Práticas de Governança Corporativa para Estatais”. A iniciativa, promovida pela Corregedoria-Geral do Estado em parceria com a Escola de Governo, teve como objetivo principal melhorar as habilidades dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual, tanto da administração direta quanto indireta.
O curso mergulhou em temas cruciais para a gestão, discutindo boas práticas de governança, visando fortalecer a transparência, a eficiência e a credibilidade dessas instituições. As empresas estatais desempenham um papel estratégico no desenvolvimento do país, seja pela geração de empregos, pela oferta de serviços essenciais ou pela movimentação da economia. Por isso, adotar modelos de governança sólidos significa assegurar decisões mais responsáveis, gestão mais profissional e maior alinhamento com os interesses da sociedade.
A expertise para o curso foi fornecida por uma equipe de servidores do próprio STC, formada por Hugo Brandão, Ariella Faro, Gabriela Freitas e Lucas Ribeiro. Juntos, eles compartilharam seus conhecimentos práticos e teóricos, proporcionando um aprendizado direto e relevante para os participantes.
Para Hugo Brandão, um dos instrutores, a capacitação é fundamental para aprimorar a atuação no setor público. “Ao promover esse debate, criamos um ambiente propício para o controle social, a integridade e a sustentabilidade das estatais, garantindo que elas cumpram sua missão pública com eficiência e confiança”, destacou.
A iniciativa da Corregedoria e da Escola de Governo reforça o compromisso do estado em investir na qualificação dos seus agentes, um passo crucial para fortalecer a gestão pública e garantir que os servidores proporcionem um melhor atendimento à sociedade como um todo.