Auditora da STC tem artigo publicado na revista “Caderno de Finanças Públicas”

A auditora Elizabeth Barros, pertencente ao quadro de servidores da Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC), teve um artigo publicado na revista “Caderno de Finanças Públicas”, editada pela Secretaria do Tesouro Nacional, no último dia 1º de maio.
O artigo, intitulado “Demonstração de Obtenção e Uso de Recursos Públicos”, faz parte da tese de doutorado da autora para a Fundação Capixaba de Pesquisa (Fucape) em Ciências Contábeis e Administração.
“Neste trabalho proponho um modelo de demonstração contábil que amplie a transparência das informações atualmente publicadas pelos municípios e estados, baseada na premissa de que a informação é útil apenas quando pode ser compreendida. Sinteticamente, a ideia é que um cidadão que não seja versado em contabilidade consiga visualizar em um único demonstrativo contábil a origem dos recursos públicos e a sua aplicação”, afirmou Barros.
A proposta do artigo foi concebida a partir das lições obtidas em países da OCDE que não adotam as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (das quais o Brasil é signatário), ou seja, países que optaram por elaborar suas demonstrações contábeis conforme norma própria: Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Eslovênia, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega e Polônia.
“A STC, seguindo a orientação do governador Carlos Brandão, incentiva os seus servidores a buscarem a qualificação contínua. O aperfeiçoamento profissional é essencial para aprimorar o serviço oferecido à população. Além disso, é gratificante ver nossa equipe buscando constantemente o desenvolvimento de suas habilidades técnicas”, afirmou o secretário Raul Cancian Mochel.
Sobre a Revista Caderno de Finanças Públicas
A Revista Cadernos de Finanças Públicas foi criada em 2000, sendo de responsabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional desde 2019. A publicação tem sido feita ininterruptamente em todas as suas fases.
A publicação tem como escopo fomentar a pesquisa, o debate e a reflexão sobre ideias, conceitos e práticas no âmbito das finanças públicas, em contexto de equilíbrio das contas públicas e de crescimento econômico sustentável. (Texto retirado do site da Revista)
Sobra a autora
Elizabeth Ferraz Barros possui graduação em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Maranhão); especialização em Auditoria Contábil (Universidade Federal do Maranhão) e em Altos Estudos e Planejamento Estratégico (Escola Superior de Guerra); mestrado em Controladoria e Contabilidade (Universidade de São Paulo) e doutorado em Ciências Contábeis e Administração (Faculdade Fucape). Atualmente é auditora da Secretaria de Estado de Transparência e Controle e professora da Universidade Estadual do Maranhão.
LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA AQUI