Servidores da STC participam de mutirão para doação de sangue

25/05/2022

Nesta quarta-feira (25), os servidores da Secretaria de Estado de Transparência e Controle – STC participaram do mutirão de doação de sangue promovido pela Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores – SEGEP, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). 

A campanha, intitulada “Sua atitude salva vidas”, tem como meta a doação de pelo menos 50 bolsas de sangue para aumentar o estoque do banco de sangue da Hemomar, que atualmente opera em situação crítica para todos os tipos sanguíneos. Além dos servidores públicos, o mutirão também se estende aos familiares e amigos.

“Eu sou doador há 15 anos e a cada três meses eu faço a minha contribuição. Vejo essa iniciativa da SEGEP com bons olhos, pois alerta aos servidores sobre a importância dos bancos de sangue e disponibiliza um espaço mais próximo para que seja efetivada a doação”, afirmou o secretário da STC, Raul Cancian Mochel. “Além disso, gostaria de agradecer a adesão dos servidores da STC à campanha e recomendar a todos que procurem os postos de doação e ajudem”. 

O mutirão ocorreu durante toda a quarta-feira no recém-criado Espaço Bem-Estar, localizado no térreo do prédio Nagib Haickel, na Avenida Jerônimo de Albuquerque. 

Vale ressaltar que a doação de sangue nos dias normais pode ser realizada no Hemomar, localizado na Rua Cinco de Janeiro, s/n, no bairro da Jordoa, de segunda à sexta-feira das 7h30 às 18h e nos sábados das 7h30 às 12h.

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização) e pesar, no mínimo, 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.