Programa Nacional de Prevenção à Corrupção promove capacitação sobre gestão da ética e integridade

14/06/2022

Nesta quarta-feira (10), o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), em parceria com o Programa de Apoio à Gestão Municipal Responsável (TCU+Cidades), realiza o segundo evento de capacitação dessa etapa do programa com o tema “gestão da ética e da integridade nas organizações públicas”.

O curso faz parte da 2ª etapa do PNPC que foi lançada no mês de maio e é coordenado e executado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com os órgãos integrantes da Rede de Controle no Estado do Maranhão, a exemplo da Secretaria de Estado da Transparência e Controle (STC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

O objetivo é levar ao conhecimento dos participantes a importância de ética nas organizações, da criação de uma cultura de integridade, de um código e comissão de ética, de estruturas de controle como ouvidoria e corregedoria e diversos assuntos relacionados às práticas dos componentes dos mecanismos da prevenção.

O evento é aberto ao público. As inscrições podem ser feitas neste link. A transmissão será pelo canal do TCU no YouTube. O curso contará com a presença do coordenador-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e cooperação Internacional do Ministério da Justiça (DRCI), Edson Garutti, que fará a abertura, e as palestras do presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno (Conaci), Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda, e do controlador-geral do Estado do Mato Grosso do Sul (CGE-MS), Carlos Eduardo Girão de Arruda.

O secretário de Estado e Transparência e Controle, Raul Cancian Mochel, reforça a importância da parceria da STC com o TCU para a realização de cursos e capacitação de servidores dos diversos órgãos e entidades da administração pública do estado do Maranhão. 

“O PNPC é um programa muito abrangente e importante para a administração pública de todo o país. E esta capacitação em si, que trata sobre a ética e integridade nas organizações públicas é um assunto que está em alta e deve ser abordado e aprendido por todos”, afirmou o secretário. 

Sobre o PNPC

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) é o mais abrangente programa de incentivo às organizações públicas brasileiras para adoção de boas práticas de enfrentamento da corrupção, com ênfase nos mecanismos da prevenção. São mais de 11 mil organizações participantes de um total de 16 mil cadastradas. Ano passado foi o ano de adesão das organizações e de a realização das autoavaliações na plataforma e-Prevenção e a definição do marco zero, ou seja, de como estão as práticas dessas organizações quanto aos mecanismos e componentes de prevenção à corrupção.

O Programa é executado pelas Redes de Controle dos Estados, com o patrocínio do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria-Geral da União (CGU) e apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional de Municípios (CNM).