Ouvidor-Geral do Estado participa de abertura de evento das Ouvidorias Judiciais

O ouvidor-geral do Estado, Daniel Barros, esteve representando o Governador Do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, na abertura do VIII Encontro do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD) e o I Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM) realizada na noite de ontem (03), no Hotel Blue Tree Towers.
A abertura foi realizada pelo presidente do TJMA, Paulo Velten, que ministrou palestra sobre “A consolidação das Ouvidorias Judiciais na atual fase de modernização da Justiça brasileira”. Além disso, Velten aproveitou a ocasião para ressaltar a importância das Ouvidorias e da participação popular para o aprimoramento do Poder Judiciário.
Os eventos, que vão até o dia 05 de maio, são promovidos pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Ouvidoria. O objetivo do encontro é discutir a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais e fomentar a troca de experiências.
O ouvidor-geral ressaltou a importância do Maranhão e o Tribunal de Justiça sediarem um evento dessa magnitude.
"É um prazer representar o Governador Carlos Brandão e também a Secretaria de Transparência e Controle, além de ser uma satisfação muito grande participar de um evento como esse porquê a gente toma conhecimento das boas práticas de Ouvidoria que são feitas pelo Brasil afora e nos oportuniza pinçar uma coisa ou outra de forma que a gente consiga melhorar no Executivo a prestação nas ouvidorias", afirmou Barros.
O COJUD reúne ouvidores e ouvidoras judiciais de tribunais de todo o país, além de servidores e servidoras, com o intuito de discutir a consolidação e futuro das Ouvidorias Judiciais e fomentar a troca de experiências entre participantes.
Participam do COJUM ouvidores e ouvidoras da Mulher de tribunais, servidores e servidoras integrantes das Ouvidorias, com o objetivo de discutir sobre a Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres; limites, avanços e desafios das Ouvidorias; e debater boas práticas.
COJUD
Fundado em 6 de março de 2015, na cidade de Fortaleza (CE), o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada por magistrados e magistradas dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Militares que estiverem exercendo o cargo de Ouvidor(a), bem como por sua comissão executiva.
O intuito da sua criação é melhor atender as diversas demandas recebidas pelas Ouvidorias Judiciais, defender as suas prerrogativas e as funções institucionais na representação dos legítimos interesses dos cidadãos e cidadãs, incentivar a integração das Ouvidorias.
COJUM
O Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM) possui como competência combater todas as formas de violência, assédio e discriminação contra a mulher, no âmbito do Poder Judiciário.