11/11/2021

Novembro Azul: servidores da STC recebem orientação sobre prevenção do câncer de próstata

Material de divulgação da campanha (Arte: Stálin Lima)

Material de divulgação da campanha (Arte: Stálin Lima)

Neste mês de novembro, a Secretaria de Transparência e Controle (STC) promoveu internamente ações alusivas ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata. Com o objetivo de lembrar sobre a importância do cuidado com a saúde do homem, cartazes foram fixados nos murais da sede do órgão e a arte da campanha foi distribuída nos grupos de WhatsApp da secretaria no início do mês. A iniciativa culminou com a divulgação de vídeo informativo apresentado aos servidores através do WhatsApp, nesta quinta-feira (11).

No vídeo, a convite do gabinete da secretária Lílian Guimarães, a urologista Giovanna Belo destacou a importância do acompanhamento médico de rotina para a prevenção do câncer de próstata. “Pode-se fazer uma detecção precoce, que possibilita um tratamento mais eficaz, alcançando altos índices de cura do paciente quando diagnosticado em fase inicial”, afirmou a médica no material audiovisual.

Câncer de próstata

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, perdendo apenas para o de pele. Ainda segundo o Inca, a doença pode ser silenciosa, evoluindo de maneira lenta sem a presença de sintomas. A possibilidade de desenvolver câncer de próstata cresce com a idade. Histórico de doença na família e sobrepeso também são fatores de risco.

A adoção de um estilo de vida mais saudável, que inclui alimentação balanceada, atividade física, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, auxilia na prevenção e pode, inclusive, diminuir o risco de desenvolver outras doenças.