15/10/2021

Auditores da STC aprovam treinamento sobre Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) governamental

Produzido pela Secretaria de Transparência e Controle (STC), curso sobre Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) governamental foi bem avaliado por servidores que concluíram o treinamento. Voltado aos auditores do Estado, o treinamento está disponível desde o dia 27 de setembro na plataforma Tutor, podendo ser acessado até o dia 26 de outubro de 2021.

“Em particular, gostei bastante da forma como o tema foi exposto. O curso apresenta uma visão geral do IA-CM. Outros órgãos de auditoria/controladoria já estão trabalhando na implantação desse modelo, tais como CGE-CE, CGE-PR, CGE-MG e CGU. É fundamental que conheçamos o nosso nível de maturidade em auditoria interna, pois isso pode, inclusive, representar em uma maior atratividade de investimentos para o Estado”, disse o auditor Djefferson Maranhão, que concluiu o treinamento na semana passada.

O auditor Reinaldo Araújo também aprovou a capacitação. “Foi um curso muito esclarecedor sobre a avaliação dos níveis de maturidade de auditoria de órgãos públicos. A ideia da autoavaliação do órgão permite que as oportunidades de melhoria sejam identificadas e tratadas com agilidade sem a necessidade de interferência de um agente externo. Outro ponto interessante foi a exposição da ideia de que os níveis mais elevados da auditoria interna focam na melhoria contínua dos processos”, ressaltou ele.

A secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães, deu mais detalhes sobre como surgiu a ideia de produzir um treinamento com essa temática. “Indicado pela STC, o auditor Thiago Góes, que atua como facilitador do curso, participou de dois treinamentos promovidos pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) nos quais o IA-CM foi abordado. A partir daí, fizemos o convite a ele para atuar como multiplicador desse conhecimento e ficamos muito felizes com o resultado”, contou a gestora.

Ao final do curso, composto por videoaula e material para leitura, os servidores respondem a um questionário que avalia o domínio do conteúdo abordado no treinamento. Depois de aprovados, estão aptos a receber o certificado.

O curso pode ser acessado em app.stc.ma.gov.br com o mesmo login e senha já utilizados pelos auditores internos em outros sistemas da STC.