30/09/2021

STC participa de eventos do Conselho Nacional de Controle Interno nesta quinta-feira (30)

A secretária Lílian Guimarães participou das atividades no formato a distância (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria de Transparência e Controle (STC) participou do primeiro dia de atividades do XVII Encontro Nacional de Controle Interno e da 39ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), na modalidade a distância. Os eventos, que acontecem até esta sexta-feira (1º), têm por objetivo incrementar o controle interno no país.

Assim como nas edições anteriores, os momentos foram marcados pela troca de experiências entre representantes de várias instituições que atuam no controle dos gastos públicos em todo o Brasil.

A programação do encontro nacional, que ocorreu pela manhã, contou com palestra magna da professora de filosofia e poetisa Lúcia Helena Galvão, seguida por apresentação de Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), intitulada “O desafio de implementação da Política de Governança para a melhoria do índice de competitividade do Brasil”. Na sequência, houve mais uma apresentação, conduzida pelo advogado Rodrigo Pironti, que discorreu sobre os desafios da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ao Poder Público e o papel das Controladorias.

Já durante a reunião técnica, que aconteceu no turno da tarde, além de outras pautas, foi abordado o diagnóstico e principais desafios na implementação da LGPD por estados e municípios, trabalho conduzido pela coordenação do Grupo de Trabalho LGPD no Conaci.