22/09/2021

STC participa de eventos alusivos ao Dia da Árvore em Olho D’água das Cunhãs e Bela Vista do Maranhão

Evento em Bela Vista do Maranhão foi encerrado com plantio de mudas no local (Foto: Juliana Vieira/Ascom STC)

No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, o Governo do Maranhão promoveu ações que celebraram a data nos 217 municípios maranhenses. Com o apoio das prefeituras, a mobilização envolveu órgãos e entidades do Governo do Estado, inclusive a Secretaria de Transparência e Controle (STC), que marcou presença nas atividades realizadas nos municípios de Olho D’água das Cunhãs e Bela Vista do Maranhão.

Equipe da STC, autoridades locais e munícipes estiveram reunidos para a solenidade na Secretaria Municipal de Assistência Social de Olho D’água das Cunhãs, pela manhã, e na Praça São José, em Bela Vista do Maranhão, à tarde. Durante cada uma das cerimônias foi dado o pontapé inicial ao programa Agente Jovem Ambiental (AJA) nos municípios, com a entrega de kits e cartões do programa aos agentes locais selecionados, sendo sete em Olho D’água e dois em Bela Vista.

“Essa ideia do governador Flávio Dino foi excelente, pois visa incluir e incentivar jovens a participarem de programas socioambientais. Além do mais, o projeto AJA é de extrema importância para o currículo de cada integrante”, disse Murilo Bezerra, agente jovem ambiental em Bela Vista do Maranhão.

Ao final de cada evento, houve um ato simbólico que consistiu no plantio de 10 mudas em cada município. Em Olho D´água, as mudas foram plantadas no canteiro central da Avenida Salomão Alves Costa, próximo ao local da solenidade. Já em Bela Vista, o plantio ocorreu na própria Praça São José.

“Esse trabalho em prol do meio ambiente feito pelo Governo do Estado é de extrema relevância. Isso demonstra um compromisso pela pauta ambiental. Precisamos trabalhar nesse processo de conscientização para que todos entendamos que a nossa Terra precisa ser cuidada”, afirmou o secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira, que, ao lado do ouvidor-geral do Estado, Rodrigo Machado, esteve representando a STC na mobilização.

Agente Jovem Ambiental

Executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), o programa Agente Jovem Ambiental (AJA) selecionou dois mil jovens, entre 16 e 21 anos, para atuação em projetos socioambientais sustentáveis. O AJA vai conceder aos seus participantes auxílio financeiro mensal no valor de R$ 250, durante 12 meses.

O objetivo é promover a inclusão social e ambiental de jovens maranhenses, visando contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente, estimular o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção de uma cidadania ambiental, além de ampliar as oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida.