09/06/2021

STC acerta últimos detalhes para lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção no Maranhão

A reunião ocorreu através de videoconferência

A reunião ocorreu através de videoconferência

Na manhã desta quarta-feira (9), a Secretaria de Transparência e Controle (STC) participou de reunião por videoconferência com a Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão para tratar do lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) no estado. O evento acontece na próxima terça-feira, dia 15 de junho, às 10h, através do canal no YouTube da Escola Superior de Controle Externo (ESCEX).

Na reunião, além da STC, estiveram presentes representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Ministério Público do Maranhão (MPMA), Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC/MA), Controladoria-Geral do Município de São Luís (CGM), Secretaria Municipal de Administração de São Luís (SEMAD), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e ESCEX.

PNPC

O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) foi lançado nacionalmente no dia 20 de maio, por transmissão ao vivo no canal do TCU no YouTube. O programa é direcionado aos gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação, tendo como objetivo reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Idealizado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e patrocinado pelo TCU e pela CGU, o PNPC está sendo coordenado e executado pelas Redes de Controle nos estados.

Através de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor poderá avaliar sua instituição, identificando os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

O programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

Para participar do evento de lançamento do PNPC no Maranhão, marcado para acontecer no próximo dia 15 de junho, inscreva-se em: http://escex.tce.ma.gov.br/site/listaPrevia/visualizar/49

PNPC MA