25/05/2021

STC promove reunião de apresentação da nova ferramenta “Transparência Covid”

Secretária de Transparência e Controle falou durante a abertura

A secretária de Estado de Transparência e Controle falou durante a abertura

Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Transparência e Controle (STC), por meio de Secretaria Adjunta de Transparência (Seatran), realizou uma reunião com outros órgãos e entidades do Governo do Maranhão para tratar sobre a ferramenta “Transparência Covid”, módulo do Portal da Transparência para cadastramento das ações emergenciais de combate aos impactos da pandemia, sejam elas de estímulo à economia, de proteção social ou de doações, recebidas e realizadas.

Por videoconferência, o momento foi aberto pela secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães. “As ações empreendidas pelo Governo do Maranhão com o objetivo de mitigar os impactos da pandemia são essenciais, mas o controle e a transparência dessas informações também são importantes. Fazer com que esses dados fiquem disponíveis para o cidadão é fundamental”, afirmou a gestora.

Na sequência, a ferramenta foi apresentada pela Seatran, que demonstrou suas funcionalidades, forma de acesso, cadastramento e publicação das informações.

“O fluxo da transparência das ações de estímulo à economia, de proteção social ou de doações dá um salto em termos de qualidade da informação, rapidez e detalhamento com o lançamento do Sistema Transparência Covid. A alimentação de todas as informações ficará a cargo dos órgãos executores, permitindo a disponibilização completa, rápida e tempestiva de todos os detalhes”, explicou o secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira.