07/12/2020

Transparência publica novos tutoriais de sistemas virtuais de ouvidoria e do serviço de informação ao cidadão

Os materiais em vídeo integram a série “Ouvidoria na Tela”, criada com o objetivo de estimular o uso dos sistemas e-OUV e e-SIC pelos cidadãos

Nesta segunda-feira (7), a Secretaria de Transparência e Controle (STC), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e da Assessoria de Comunicação (Ascom), publicou mais três vídeos da série “Ouvidoria na Tela”. Os novos tutoriais mostram o passo a passo da recuperação de senha de acesso ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual do Maranhão (e-OUV) e do registro de denúncia no sistema, além de esclarecerem sobre os tipos de manifestação de ouvidoria.

“Inicialmente, a série foi uma adaptação para a pandemia, quando a recomendação é evitar sair de casa. Mas consideramos que ensinar pessoas a formalizarem sozinhas as suas manifestações através dos sistemas gera ganhos para além desse momento de pandemia. A comodidade de poder registrar e acompanhar uma demanda a qualquer hora e em qualquer lugar resulta em mais autonomia e praticidade para os cidadãos”, afirmou a secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães.

Os novos materiais, assim como os tutoriais já publicados anteriormente, podem ser acessados no site da STC (www.stc.ma.gov.br), no menu “Ouvidoria”, submenu “Tutoriais”.

Ouvidoria na Tela
Lançada pela STC em maio deste ano, a série “Ouvidoria na Tela” ensina, de maneira didática, como utilizar o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual do Maranhão (e-OUV) e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

De forma rápida e simples, os sistemas eletrônicos e-OUV e e-SIC possibilitam o registro e acompanhamento de denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação endereçados aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual do Maranhão.