27/11/2020

Ouvidoria-Geral do Estado recebe visita técnica da CGU/MA

A Secretaria de Transparência e Controle (STC), através da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), recebeu equipe da Controladoria Regional da União no Estado do Maranhão (CGU/MA) para realização de visita técnica na tarde desta quinta-feira (26). Na ocasião, foram avaliados fluxos e normas estabelecidos pela OGE, que coordena todas as ouvidorias setoriais do Poder Executivo Estadual.

“O apoio que a Controladoria-Geral da União, por meio da Ouvidoria-Geral da União, vem prestando às ouvidorias públicas estaduais e municipais ao longo desses últimos anos tem sido primordial para a constante capacitação dos ouvidores e, sobretudo, para a instrumentalização e atualização das ouvidorias. Isso torna as ouvidorias mais fortalecidas e preparadas para a busca de resultados eficientes, eficazes e efetivos”, destacou Rodrigo Machado, ouvidor-geral do Estado.

De acordo com Arnaldo Freitas, integrante do Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU/MA, o intuito da visita é identificar possíveis lacunas no serviço de ouvidoria prestado pelo Estado, a fim de propor melhorias. “Nosso objetivo é verificar como está a situação das ouvidorias hoje, como estão funcionando, do que estão precisando, para ajudá-las a ter um melhor funcionamento”, esclareceu.

Equipe da CGU/MA reuniu-se com a OGE nesta quinta-feira (Foto - Ascom STC)

Equipe da CGU/MA reuniu-se com a OGE nesta quinta-feira (Foto – Ascom STC)

Durante a visita, ele também observou as instalações da OGE, que funciona no prédio da STC. “Verificamos que a ouvidoria está funcionando adequadamente. Está no andar térreo, num local onde o cidadão pode ter fácil acesso. Esse é o objetivo da ouvidoria. Ela não pode ficar em um local onde o cidadão não consiga chegar de forma rápida para falar com o ouvidor”, avaliou Arnaldo.

Também participaram da reunião o servidor Walterly Torres, da OGE, e José Maria Filho, da CGU/MA.