19/11/2020

Transparência participa de Assembleia de Constituição do primeiro Observatório Social do Maranhão

A organização, de caráter apartidário, vai reunir cidadãos e entidades representativas da sociedade civil em prol da melhoria da gestão pública

Na quarta-feira (18), a Secretaria de Transparência e Controle (STC) participou da Assembleia de Constituição do Observatório Social de São Luís (OSB-SL), o primeiro do Maranhão, que fará parte da rede nacional de Observatórios Sociais. Através de seus associados, a organização pretende acompanhar licitações públicas realizadas pela Prefeitura de São Luís e pela Câmara de Vereadores da capital, com vistas a verificar se obedecem à Lei de Acesso à Informação (LAI) e à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Na ocasião, a secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Régia Guimarães, foi representada pela Gestora de Atividades Meio da STC, Simone Cristina do Nascimento, que também passou a ocupar o cargo de Diretora Administrativa Financeira da OSB-SL.

“Vejo o Observatório Social de São Luís como uma mudança de cultura da sociedade civil ludovicense, que, de forma organizada, vai passar a acompanhar a administração dos recursos públicos. É para o bem-estar da população que esses recursos devem ser empregados”, avaliou Simone.

A Gestora de Atividades Meio da STC, Simone do Nascimento, representou a secretária Lílian Guimarães na solenidade (Foto - Ascom STC)

A Gestora de Atividades Meio da STC, Simone do Nascimento, representou a secretária Lílian Guimarães na solenidade (Foto – Ascom STC)

Para Leonardo Valles Bento, presidente da associação, a atuação dos órgãos de controle não dispensa a participação social na fiscalização dos recursos públicos. “Os órgãos públicos de controle não são suficientes. O cidadão tem que se engajar, tem que exercer a sua cidadania de uma forma mais ativa, e não só ficar reclamando. Embora a indignação seja importante, se ela não se traduz em ação, não vai ajudar”, considerou.

De acordo com Karynne Costa, que também esteve presente no evento, a sociedade precisa se mobilizar de forma preventiva, a fim de evitar que atos de corrupção se instalem na esfera pública municipal. “Temos que combater a corrupção antes que ela ocorra”, afirmou Karynne.

Observatório Social do Brasil
O Observatório Social do Brasil (OSB) é uma organização sem fins lucrativos, de caráter apartidário, que reúne cidadãos e entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. As unidades municipais e estaduais são organizadas em rede, coordenadas pelo OSB, que orienta e dissemina uma metodologia padronizada de trabalho.