04/11/2020

Transparência implanta sistema de auditorias internas do Estado nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (4), a Secretaria de Transparência e Controle (STC) deu um importante passo no fortalecimento do controle interno do Estado com a implantação do Sistema Informatizado de Auditorias (SIA), ferramenta gerencial de procedimentos de auditorias internas dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual do Maranhão.

Secretária Lílian Guimarães, Auditor-Geral do Estado e auditor Carlos André Silva conversam sobre o SIA (Foto: Ascom STC)

O sistema desenvolvido pelo órgão, por meio da Auditoria-Geral do Estado (AGE) e Secretaria Adjunta de Transparência (Seatran), vai padronizar formulários e procedimentos, aprimorar a organização das informações referentes às auditorias, facilitar o acompanhamento das etapas das auditorias pelos gestores e possibilitar o armazenamento de histórico informatizado de auditorias nos órgãos.

“O SIA foi desenvolvido sem ônus para a Administração. Ele surge com o objetivo de modernizar os processos de auditoria, possibilitando que a execução do controle interno ocorra da melhor forma possível”, explicou a secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães.

Mais completo do que as ferramentas até então utilizadas nas auditorias, o novo sistema vai contemplar todo o fluxo do processo, que vai da solicitação ao relatório final, de forma eletrônica.

A ferramenta também dispõe de função de verificação de autenticidade dos documentos eletrônicos por meio de QR Code, contido no documento, ou por código de validação. Futuramente, esse recurso vai possibilitar uma rápida evolução para a realização de auditoria totalmente eletrônica e incorporação de assinatura digital nos documentos.

Histórico

Em maio de 2019, a Secretaria de Transparência e Controle (STC) deu início ao projeto de desenvolvimento do SIA. A primeira fase foi a análise de requisitos, etapa na qual se buscou entender o processo de auditoria em sua totalidade e identificar possíveis melhorias.

A etapa seguinte consistiu no trabalho conjunto de desenvolvedores de sistema da Seatran e auditores da AGE no desenvolvimento da ferramenta. Após período de testes e validação, teve início a fase piloto com a realização de processo de auditoria no âmbito da STC, utilizando-se todas as funcionalidades que o sistema oferece.

Em outubro deste ano, os auditores do Estado passaram por treinamento a distância sobre o uso do SIA.