29/05/2020

STC cria tutoriais para estimular uso dos sistemas virtuais de ouvidoria e de informação ao cidadão

Por meio de vídeos, usuários dos serviços de ouvidoria do Estado poderão aprender a registrar e acompanhar manifestações e pedidos de acesso à informação sem sair de casa

A Secretaria de Transparência e Controle (STC), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e da Assessoria de Comunicação (Ascom), desenvolveu uma série de vídeos que ensinam, passo a passo, como utilizar o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual do Maranhão (e-OUV) e o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC). A iniciativa objetiva incentivar pessoas a se manterem em contato com o Estado mesmo durante a pandemia, sem precisar sair de casa.

Com a série intitulada “Ouvidoria na Tela”, usuários e futuros utilizadores dos serviços de ouvidoria do Estado poderão aprender a registrar e acompanhar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e pedidos de acesso à informação endereçados aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual do Maranhão através de sistemas eletrônicos.

“Diante das medidas de isolamento social, necessárias nesse momento de pandemia, decidimos criar tutoriais em vídeo para ajudar cidadãos a utilizarem todas as funcionalidades dos sistemas eletrônicos e-OUV e e-SIC. Por meio de um computador, tablet ou smartphone com internet, qualquer pessoa consegue ter acesso a esses sistemas”, esclareceu o ouvidor-geral do Estado, Rodrigo Machado.

Além dos tutoriais já publicados, serão produzidos e disponibilizados mais vídeos nos próximos dias.

O material pode ser acessado no site da STC (www.stc.ma.gov.br), no menu “Ouvidoria”, submenu “Tutoriais”.