27/03/2020

Ouvidorias do Estado registram redução no tempo médio geral de resposta às demandas de ouvidoria em 2019

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Transparência e Controle (STC) divulgou o Relatório de Cumprimento da Política de Ouvidoria do Governo do Maranhão, referente ao ano de 2019. De acordo com o documento, que traz dados quantitativos acerca da atuação da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e das ouvidorias setoriais dos órgãos e entidades do Poder Executivo, o tempo médio de resposta às demandas de ouvidoria no período foi de 16 dias, inferior à média de 19 dias obtida em 2018.

“Mesmo com o aumento do número de demandas recebidas em relação a 2018, no ano passado nós conseguimos reduzir o tempo médio de resposta. Temos trabalhado para que o retorno dado às manifestações dos cidadãos seja mais ágil e tenha mais qualidade”, afirmou a secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães.

Em 2019, foram recebidas 18.003 manifestações, entre denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios – quantidade superior às 15.456 registradas no período anterior. Das 51 ouvidorias do Estado, as que apresentaram menor tempo médio de atendimento foram as que atuam na Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria da Mulher (Semu) e Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

O ouvidor-geral do Estado, Rodrigo Machado, ressaltou a importância do serviço de ouvidoria para o aprimoramento da Gestão Pública e para a construção de um bom relacionamento entre população e Estado: “A ouvidoria nos permite estabelecer uma relação de confiança com o cidadão e contribuir de forma relevante para a transformação das políticas e serviços públicos, além de exercer um papel fundamental no combate à corrupção na Administração Pública”.

O Relatório de Cumprimento da Política de Ouvidoria do Governo do Maranhão 2019 pode ser consultado no portal do Sistemas de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual do Maranhão (e-OUV): www.ouvidorias.ma.gov.br.