11/12/2019

No Dia Internacional Contra a Corrupção, STC reúne-se para apresentar resultados das atividades realizadas em 2019

Na segunda-feira (9), a Secretaria de Transparência e Controle (STC) realizou reunião interna, com a presença de todos os servidores da pasta, para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelas áreas e setores que compõem o órgão durante o ano de 2019. A data do encontro foi simbólica, já que no dia 9 de dezembro comemora-se o Dia Internacional Contra a Corrupção, e a prevenção e o combate à corrupção são algumas das principais atribuições da pasta.

“O trabalho da STC não é finalístico, mas contribui para que as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado alcancem a população de forma mais efetiva. As atividades de controle interno e controle social, viabilizadas pela Transparência, são ferramentas essenciais de combate à corrupção e a qualquer outra irregularidade cometida na Gestão Pública. Assim, o trabalho de cada servidor tem o potencial de trazer benefícios à sociedade”, comentou a secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães.

Servidores da STC estiveram presentes na reunião (Foto: Ascom STC)

No tocante às atividades-fim da STC, dentre outras ações, a Secretaria Adjunta de Transparência (Seatran) implantou novos sistemas de gerenciamento e versões aprimoradas de sistemas já existentes; a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) alcançou um tempo médio de resposta aos pedidos de acesso à informação de 18 dias, prazo inferior ao previsto na Lei de Acesso à Informação; a Corregedoria Geral do Estado (Coge) investiu em capacitação de servidores do Poder Executivo Estadual, encerrando o ano com cinco cursos ofertados, que tiveram, no total, quase 500 participações; e a Auditoria-Geral do Estado (AGE) concluiu, até o momento, 152 auditorias.

Na ocasião, a gestora da pasta também apresentou as principais realizações das demais áreas e setores do STC, fundamentais para o atingimento dos objetivos do órgão, de acordo com a secretária Lílian Guimarães.

Alguns destaques foram a produção de 365 manifestações pela Assessoria Jurídica (Asjur); por meio da Comissão Setorial de Licitação (CSL), a aquisição de bens permanentes, contratação de serviços de locação de veículos, de telefonia móvel e de mudança, quando da transferência para a nova sede do órgão; através da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplae), a redução de gastos com contratação de serviços; a organização de todo o processo de mudança de sede, capitaneada pela Secretaria Adjunta de Administração e Finanças (Saaf); e a atualização do layout do site da Transparência, além da produção e divulgação de mais de 40 releases acerca das atividades do órgão.

A reunião, que ocorreu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, foi encerrada com um momento de confraternização entre os servidores, seguido de uma breve celebração voltada aos aniversariantes do mês de dezembro.