10/12/2019

Caminhada Contra a Corrupção reúne população e membros da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão

No domingo (8), a Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão, à qual a Secretaria de Transparência e Controle (STC) integra, realizou a Caminhada Contra a Corrupção, no Parque Estadual Sítio do Rangedor. Além de gestores e equipes de órgãos e entidades que compõem a Rede de Controle, a ação também contou com a adesão da população.

Solange Maria de Sousa, que participou da iniciativa ao lado do esposo e da filha, aprovou a iniciativa. “É muito importante, porque, no país em que nós vivemos, cheio de corrupção, a gente tem que fazer alguma coisa pra conscientizar a população. A gente tem que dar o primeiro passo”, afirmou.

Gestores de órgãos públicos de controle participaram do evento (Foto: Ascom STC)

A Caminhada Contra a Corrupção foi uma ação alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade acerca do assunto combate à corrupção, enfatizando a importância de Poder Público e cidadãos lutarem juntos contra esse problema.

“É uma grande satisfação participar dessa ação. Vim com meus filhos e marido. Eu acho que a mensagem mais importante que nós temos a passar é para as próximas gerações que estão chegando: para que combatam à corrupção. Acredito que é muito importante esse exemplo que nós estamos transmitindo às próximas gerações”, ponderou a secretária de Estado de Transparência e Controle, Lílian Guimarães.

Para o controlador-geral do Município de São Luís, Jackson dos Santos Castro, a atividade promovida pela Rede de Controle, composta por órgãos como a STC, CGU, TCU, CGM, MPF, MPMA e PF, dentre outros, visa sensibilizar a população para a importância de agir preventivamente no combate à corrupção. “Nós temos instrumentos para reduzir este mal que assola a Administração Pública, as empresas e toda a sociedade. Então nós convidamos toda a sociedade a refletir sobre isso neste dia, a fim de evitar que a corrupção continue ocorrendo, e, assim, nós possamos ter dias melhores”.