02/12/2019

Servidores da STC participam de capacitações na área contábil-financeira

Na semana passada, três servidores da Secretaria de Transparência e Controle (STC) receberam capacitação sobre “Contabilidade Pública e Execução Orçamentária”, treinamento oferecido pela Escola de Governo do Maranhão (Egma) nas manhãs dos dias 25 a 29 de novembro, e sobre “Notas Explicativas”, curso promovido pela Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan) de 26 a 29 de novembro, no turno vespertino.

Com carga horária de 20h, o curso ofertado pela Egma contou com a participação da supervisora financeira da STC, Sandra Cristina Almeida; da chefe do Serviço de Controle Contábil-Financeiro e de Contratos e Convênios, Itayane Amorim; e do servidor Bruno Duarte Pereira, da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplae).

“O curso é de grande importância para o aprendizado dos servidores. Contribuiu para a execução das tarefas na Asplae, pois foi muito direcionado para o trabalho do setor financeiro”, contou Bruno.

Servidores da STC realizaram o curso Contabilidade Pública e Execução Orçamentária

De acordo com os participantes, o curso abordou desde os aspectos básicos em relação aos lançamentos contábeis até à contabilidade pública de uma forma mais ampla, além de trazer informações sobre o sistema utilizado pelos servidores que atuam na área contábil do serviço público estadual.

Itayane e Bruno se destacaram durante o treinamento. Os servidores que realizaram o curso recebiam pontos após realizarem as atividades propostas e, no último dia, os três primeiros colocados receberam, cada um, um livro. Itayane ficou com o primeiro lugar e Bruno com a segunda posição.

A chefe do Serviço de Controle Contábil-Financeiro e de Contratos e Convênios também participou da capacitação intitulada “Notas Explicativas”. Segundo ela, foram tratados todos os itens que compõem as notas explicativas, exigidas nas demonstrações contábeis das prestações de contas, orientando sobre possíveis melhorias.

Falando sobre ambos os cursos, Itayane avaliou: “Vieram agregar aos conhecimentos que nós já tínhamos e nos oportunizaram adquirir novos conhecimentos, novas experiências e a ter uma visão mais ampla em relação aos aspectos das prestações de contas e da contabilidade como um todo”.

Servidora Itayane também realizou o curso Notas Explicativas, promovido pela Seplan