14/11/2019

Mais de 50 servidores públicos estaduais concluem o curso “Tomada de Contas Especial – Casos Práticos”

Agentes públicos de 26 órgãos e entidades estaduais participaram do treinamento promovido pela Transparência

Nos dias 12, 13 e 14 de novembro, a Secretaria de Transparência e Controle (STC), por meio da Corregedoria Geral do Estado (Coge), realizou o treinamento “Tomada de Contas Especial – Casos Práticos”. No total, 60 servidores oriundos de 26 órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual participaram do curso.

“A capacitação visa dotar agentes públicos estaduais de conhecimentos acerca da devida instrução do processo administrativo de Tomada de Contas Especial, de maneira que os responsáveis por danos ao Erário sejam responsabilizados. O foco desta segunda etapa de treinamento foi a realização de exercícios práticos baseados em casos que ocorrem com maior frequência no âmbito do Executivo Estadual”, explicou o corregedor-geral do Estado, Mauro Rocha.

No total, 60 servidores receberam o treinamento (Foto: Ascom STC)

O curso é um desdobramento de treinamento anterior, também desenvolvido pela Coge, que tratava da mesma temática. O desta semana, no entanto, focou na aplicação da teoria, um anseio manifestado pelos participantes em capacitações anteriores.

Para Pedro Bogéa, servidor da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o treinamento é oportuno, pois as orientações repassadas contribuem para que a abertura de um processo de Tomada de Contas seja realizada de forma mais ágil e da maneira correta.

“Esse curso é importante para que nós tenhamos diretrizes suficientes para desencadear esse tipo de procedimento, que não é simples. Muitas dúvidas suscitadas no treinamento anterior estão sendo respondidas agora de forma prática. Isso acaba potencializando a absorção de conhecimento”, avaliou Pedro.

A servidora Larissa Aragão, da Seap, que também participou de edição anterior do curso sobre Tomada de Contas oferecido pela Coge, achou o treinamento desta semana mais didático. “A gente consegue acompanhar todas as informações que estão sendo transmitidas com maior facilidade, porque foi preparado um material bem mais didático e completo”, afirmou.