23/02/2017

Transparência realiza segunda etapa de treinamento para utilização do sistema Agenda da Gente

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) realizou na tarde desta terça-feira (21) a segunda etapa do treinamento das Assessorias de Comunicação dos órgãos e secretarias do Governo do Estado para uso do sistema Agenda da Gente. Cerca de 30 assessores de comunicação estiveram presentes.

No sistema desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Transparência (SEATRAN/STC), as secretarias e os órgãos do Governo do Estado irão cadastrar eventos diversos, comunicar o cerimonial do Governo e solicitar a presença do governador. Entre os benefícios do Agenda da Gente estão a integração e comunicação entre órgãos envolvidos, a sistematização das informações de todas as etapas de cada evento e a facilitação da mobilização.

Assessores de comunicação em treinamento oferecido pela Transparência na Escola de Governo.

Assessores de comunicação em treinamento oferecido pela Transparência na Escola de Governo.

Além disso, o sistema permite a expedição de convites eletrônicos com confirmação de presença de autoridades e o conhecimento prévio pelos membros do Governo, auxiliando na sua divulgação pelos canais de comunicação disponíveis (entrevistas nos locais de evento, redes sociais, etc.).

O Agenda da Gente já está funcionando em fase de testes em algumas secretarias e órgãos estaduais. Os primeiros órgãos capacitados para o uso do sistema foram o Cerimonial e Gabinete do Governo do Maranhão, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), além da própria STC.

“A criação do sistema partiu de uma demanda pública”, explicou o secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira. “A Transparência vem sendo cobrada em relação à divulgação da agenda do Governo, por isso o sistema foi desenvolvido”, completou.

A primeira etapa do treinamento foi realizada no último dia 15 de fevereiro na Escola de Governo do Maranhão (EGMA) e contou com a participação de cerca de 30 assessores de comunicação. Com a conclusão do treinamento, o sistema passará a ser utilizado em fase de adaptação. A partir do momento em que estiver em pleno funcionamento, a agenda do Governo será disponibilizada no Portal da Transparência para consulta pública com atualização em tempo real.