22/10/2012

Maranhão sediará 5º Reunião Técnica do Conaci em novembro

O Estado do Maranhão vai sediar em 29 de novembro a 5º Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A Controladoria-Geral do Estado, que organizará o evento juntamente com o Conaci, já iniciou os preparativos para a reunião. O local e a pauta do encontro ainda estão sendo fechados e serão divulgados em breve. No portal do Conaci, em Reuniões, já está disponível para download um arquivo com indicações de locais de hospedagem em São Luís, onde será realizado o evento.

A Auditora Geral do Estado do Maranhão, Maria Helena de Oliveira Costa que é um dos membros fundadores do Conaci, considera de grande importância o fato de sediar a reunião técnica do conselho. “Estamos trabalhando para que em novembro possamos apresentar aos membros a lei estadual de acesso à informação, que será única para os três poderes. Para nós, será um prazer sediar a reunião.” Informa a Controladora Geral.

Também deve ser apresentado no Maranhão o Diagnóstico de Recursos Humanos do Conaci, um amplo e completo documento visando à construção de um novo cenário das políticas de recursos humanos, da qualificação técnica dos auditores internos, das carreiras da categoria e da estrutura orgânica adotada pelos membros do Conselho, no qual está sendo concluída. O material está sendo produzido por uma comissão especial que reúne representantes do controle interno dos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará.

A última Reunião Técnica do Conaci foi realizada em agosto, em São Paulo, onde foi apresentado um levantamento feito pelo conselho sobre a implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI) nos Estados brasileiros e em algumas capitais. Na ocasião, também foram abordados assuntos como eleições, Lei da Ficha Limpa, importância das certificações internacionais para o controle interno e pontos controversos da pesquisa do Instituto Ethos sobre “Sistemas de Integridade nos Estados Brasileiros”.

Fonte: Conaci