23/08/2012

Auditora Geral do Estado participou do VIII Encontro Nacional de Controle Interno

A Auditora Geral do Estado, Maria Helena de Oliveira Costa e a Auditora Ielma Rezende, participaram, nos dias 23 e 24 de agosto de 2012, em São Paulo, do VIII Encontro Nacional de Controle Interno. O evento foi organizado pelo Conaci e pela Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo, contou com painéis sobre Lei de Acesso à Informação e Tendências Normativas do Controle Interno no Brasil, além de um Panorama Internacional sobre Transparência, Dados Abertos, Prevenção e Combate à Corrupção.

O VIII Encontro Nacional de Controle Interno teve a particpação do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que abriu oficialmente o evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Além do governador, estiveram presentes na solenidade de abertura o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamim Zymler, a ministra-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, a presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Angela Soares Silvares, e o presidente da Corregedoria Geral da Administração de São Paulo, Gustavo Ungaro, além de outras autoridades.

Os partícipes do VIII Encontro Nacional de Controle Interno puderam conhecer melhor a realidade de países que estão mais avançados em relação ao Brasil na questão da transparência e do acesso à informação na sexta – feira (24). Kendall Day, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e Antonio Acuna, chefe do portal de dados abertos do Reino Unido, falaram sobre as experiências de seus países na divulgação de informações públicas e na investigação e punição de casos de corrupção.

A presidente do Conaci, Angela Silvares, disse que uma das preocupações foi selecionar temas relevantes e destacou que, pela primeira vez, o encontro de controle interno contou com um painel internacional. “Tivemos a oportunidade de conhecer experiências de dois países que encontram-se em um estágio avançado na transparência e no combate à corrupção. Contamos com um número expressivo de participantes, 500 pessoas, um recorde em relação aos encontros anteriores”, analisou.

O presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, também faz um balanço positivo do evento. “Fiquei muito satisfeito, como anfitrião do encontro, pela qualidade das apresentações, que foram além da expectativa, e com o número de participantes nos dois dias de programação. O interesse ficou evidente pelas questões que recebemos durante os debates. Acredito que conseguimos contribuir para o fortalecimento dos órgãos de controle interno, que era o nosso objetivo, juntamente com o Conaci”, avaliou Ungaro.

Fonte: Aline Cesconetto – Assessoria de Comunicação (CONACI)